Erro inesperado!

Câmara de Vereadores de
Massaranduba


<<
>>

Fotos e Notícias

Publicado em 27/01/2017 às 10:49 - Atualizado em 12/12/2017 às 10:45

SESSÃO PREPARATÓRIA VEREADORES MIRINS - 6ª LEGISLATURA

 

Vereadores mirins titulares e suplentes eleitos para compor a 6ª Legislatura para exercício do mandato em 2017, participaram no dia 09 de fevereiro de 2017, de sessão ordinária dos vereadores na Câmara Municipal de Massaranduba, em atendimento ao Artigo 8º, Parágrafo 1º do Regimento Interno Mirim.

 

POSSE DOS VEREADORES MIRINS - 6ª LEGISLATURA

Os vereadores mirins e suplentes da Câmara Mirim de Massaranduba eleitos para compor a 6ª. Legislatura, para o exercício do mandato em 2017, foram diplomados e empossados na manhã do dia 23 de fevereiro em sessão solene conduzida pelo Presidente do Poder Legislativo Municipal – Vereador Vanderlei Sasse.  A sessão solene ocorreu no plenário do Poder Legislativo de Massaranduba e reuniu pais, colegas, educadores, diretores de escolas, ex-vereadores mirins, servidores municipais. Os vereadores mirins receberam os diplomas e os suplentes os certificados das mãos das autoridades presentes, Prefeito Armindo Sésar Tassi, Vereadores Vanderlei Sasse, Djonathan Cisz, Fabiano Kemski, Subtenente da Polícia Militar Giovanni Luis Basso, Assessor da AVEVI Sr. Ilton Piran, Ex-Presidente Mirim da 5ª Legislatura Carlos Daniel Weselowski, representante da Secretaria de Educação Municipal – Profº Simão e  o Coordenador do Programa Câmara Mirim – Sr. Almir Trevisani. Os vereadores mirins ocuparam pela primeira vez os assentos no plenário e ouviram atentos as mensagens deixadas pelos presentes.

Nesta solenidade, também ocorreu a entrega da placa da 5ª Legislatura Mirim, para compor a Galeria dos Ex-Vereadores Mirins.

 

O vídeo da cerimônia de diplomação dos vereadores mirins está disponível no site www.cvmassaranduba.sc.gov.br.

 

SESSÃO DA ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA 1º SEMESTRE 2017

Os vereadores mirins do Município de Massaranduba/SC, que compõem a 6ª legislatura, reuniram-se na tarde de 09 de março de 2017, para sua primeira sessão após a solenidade em que foram diplomados e empossados.

O ponto principal da pauta foi a eleição da mesa diretora a qual conduzirá os trabalhos durante o primeiro semestre da legislatura. Candidataram-se para o cargo de Presidente os vereadores mirins: Roger Tiago de Morais Persch, Gabriela Saplinski e Camila Moser, sendo eleito o Vereador Mirim Roger Tiago de Morais Persch com a maioria dos votos (08). Já para o cargo de 1º Secretário, candidataram-se os vereadores mirins: Matheus Bisewski, Camilli Giovana Ranghetti, Evilin Rocha Garcia e Vitória Kemczinski, tendo vencido a disputa o Vereador Mirim Matheus Bisewski com 05 votos. A composição da mesa para o primeiro semestre de 2017, ficou desta forma constituída:

 

Presidente: Roger Tiago de Morais Persch – EMEF Ministro Pedro Aleixo

Vice-Presidente: Gabriela Saplinski – EEB Felipe Manke

1º Secretário: Matheus Bisewski – EMEF Ministro Pedro Aleixo

2ª Secretária: Camilli Giovana Ranghetti – EEB Maria Konder Bornhausen

Na palavra livre, cada vereador mirim teve a oportunidade de ter seu primeiro contato com a tribuna, fazendo uma auto-apresentação. A próxima reunião ficou marcado para o dia 23 de março de 2017, às 09:00horas.

 

SESSÃO 23/03/2017 -FORMAÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES

Fizeram o juramento e tomaram posse na manhã de 23 de março, as suplentes mirins Fernanda Letícia Kasmierski (General Rondon) e Daniele C. Maia Dombrowicz (Felipe Manke).

Nesta sessão, também foram formadas as Comissões Permanentes, as quais terão por objetivo estudar e analisar os assuntos e projetos de leis submetidos ao seu exame e manifestar sobre eles a sua opinião.

As comissões permanentes ficaram assim constituídas:

 

Legislação, Justiça e Redação Final: “Dá o parecer sobre os aspectos constitucionais, legais e regimentais das proposições legislativas dos vereadores.” 

Presidente: Davi Henrique Reuter

Secretária: Camilli Giovana Ranghetti

Adjunto 1: Gabriela Saplinski

Adjunto 2: Matheus Bisewskii

Finanças e Orçamento: “Opina sobre proposições referentes à matéria tributária, abertura de créditos, empréstimos públicos, dívida pública e outras que, direta ou indiretamente, alterem a despesa ou a receita do Município e acarretem responsabilidades para o erário municipal.”

Presidente: Vitória Kemczinski

Secretária: Évilin Rocha Garcia

Adjunto: Camila Moser

Ordem Social:  “Tem como objetivo analisar o bem-estar e a justiça sociais. Assegurar os direitos da sociedade"

Presidente: Letícia Dejeniski Rojas

Secretário: Samuel de Sousa

Adjunto: Jessé Roberto Bombardelli

 

1ª ETAPA CURSO DE RETÓRICA E ORATÓRIA EM PARCERIA COM A UNISOCIESC

PROFº ROBERTO DINIZ SAUT

Na manha de 28/03, os Vereadores Mirins de Massaranduba/SC, deram início ao Curso de Retórica e Oratória, oferecido gratuitamente pela Câmara de Vereadores de Massaranduba aos jovens legisladores. O Presidente do Legislativo Vereador Vanderlei Sasse esteve presente na abertura.

O curso de formação é resultado de uma parceria com a Unisociesc de Blumenau e terá como ministrante o Professor Roberto Diniz Saut.   O curso acontecerá em cinco encontros e versará sobre técnicas retóricas diversas, com ênfase na técnica créia e discurso clássico. Concluso o curso, cada orador formado receberá o seu Diploma.

 A próxima etapa está marcada para o dia 31 de março, no período da tarde.

 

2ª ETAPA DO CURSO DE RETÓRICA E ORATÓRIA - 31/03/2017

A 2ª etapa do Curso de Retórica e Oratória ocorreu na tarde do dia 31 de março de 2017. Nesta etapa, os vereadores mirins aprenderam a técnica de discurso chamada de “CRÉIA”.

 

Como tarefa de casa, cada vereador mirim participante do curso terá que preparar sua “créia” para apresentar na tribuna na data marcada para a realização da 3ª etapa do curso.

A 3ª etapa acontecerá na manhã do dia 04/04/2017, no Auditório Fritz Paul Techentin, como de costume.

 

ACADEMIA DE ORATÓRIA E RETÓRICA - 17/04/2017

Os vereadores mirins e suplentes da legislatura de 2017,  participaram na manhã de 17 de abril, da solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Retórica e Oratória.

 

O evento, denominado de Academia de Oratória e Retórica, aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Massaranduba e contou com a presença do ministrante da formação Professor Roberto Diniz Saut, Presidente do Legislativo Vereador Vanderlei Sasse,  Secretário de Educação Cristiano Tironi, Assessor do Gabinete do Prefeito Sr Fabiano Spézia, Coordenador do Programa Câmara Mirim Almir Trevisani, Vereadores Joanir José Lewandowski, Pier Gustavo Berri, Diretor da Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú Sr. Gilberto Azevedo, diretores das escolas, ex-vereadores mirins,  alunos, familiares e amigos dos parlamentares mirins.

A condução dos trabalhos se deu pela Presidente da Academia Oradora Mirim Vitória Kemczinski. Na solenidade da formatura, cada vereador mirim e suplente fez seu pronunciamento, utilizando técnicas de discursos clássicos e créia.

A formação é uma parceria entre a Câmara de Vereadores do Município e a UNISOCIESC Unidade de Blumenau.  O curso aconteceu em quatro encontros e versou sobre técnicas retóricas diversas, principalmente a técnica créia e o discurso clássico, totalizando 20 horas-aula.

O Presidente Vanderlei Sasse em seu pronunciamento disse que a humanidade, o Brasil e Massaranduba precisam de uma nova geração, que não se espelhe nas pessoas más do passado, e sim nas pessoas do bem que sempre estão em busca do melhor, do correto. Que este é o primeiro passo, pois o conhecimento é um constante processo de construção. Parabenizou os pais, familiares, professores e amigos que estão envolvidos na educação dos jovens e agradeceu ao Professor Roberto, a UNISOCIESC e a todos os demais que juntamente com ele apoiam o Programa Câmara Mirim.

Uma das criticas da Academia, a oradora Raquel Maida Holtz, representante da Escola Ministro Pedro Aleixo, falou em nome de todos os formandos. Ela disse que o curso surpreendeu a todos. Que as aulas foram de intensas atividades, aliando teoria à prática. E que foram realizadas várias técnicas muito dinâmicas e divertidas, o que facilitou o aprendizado. Finalizou fazendo um agradecimento ao Professor Roberto e afirmando ter a certeza que o aprendizado ajudará bastante em todos os momentos da vida.

Já o crítico orador Jaison Everaldo Hess Jr, disse que o curso contribuiu para o crescimento como estudante e que também contribuirá futuramente para a formação profissional de cada um. Agradeceu ao Presidente do Legislativo por acreditar e apoiar o Programa Câmara Mirim, ao Professor por ter transmitido seu conhecimento e ajudado a melhorar a oratória e as escolas por serem parceiras e contribuir para que o programa possa acontecer.

O Professor Roberto Diniz Saut disse que é fundamental que se use a palavra para a construção. Que ouvimos uma diversidade de temas e que essa diversidade é a linguagem dos jovens. Que o curso é uma quebra para o novo, a descoberta do adolescente e seus profundos valores e o seu acordar para o agora. Que a palavra mora dentro de nós e precisamos abrir as portas para que a palavra saia e conviva com o outro, tornando-o mais solidário, mais ético, mais digno, ao contrario a palavra não terá sentido. Por fim fez seus agradecimentos e  destacou o nome de cada formando atrelado aos quatro estilos de oradores existentes: reflexivo, filosófico, político e sanguíneo

 Vereadores Mirins e Suplentes "Oradores Formados pela UNISOCIESC"

 

 

SESSÃO MIRIM DE 04/05/2017 - VISITA AO GABINETE DO PREFEITO

Na tarde de 04 de maio, os vereadores mirins estiveram reunidos para realização de mais uma sessão ordinária mirim.  Foi a primeira sessão mirim após a conclusão do curso de oratória.

Cada vereador teve como desafio, preparar um discurso de improviso sobre um tema que foi sorteado no decorrer da sessão. O objetivo desta atividade, foi a aplicação das técnicas, regras e dicas sobre oratória, postura e comunicação, vistos durante o curso.

Os suplentes presentes, ficaram atentos aos discursos e no final das explanações, apontaram os pontos positivos e negativos de cada discurso apresentado na tribuna. O resultado da atividade foi muito positivo. Todos se saíram bem.

Os temas abordados foram: Corrupção, Jogo da Baleia Azul, Serviços Voluntários, Zoológico/Proteção aos Animais, Redes Sociais, PROCON, APAE, Dia do Trabalhador, Dia das Mães, Odesidade/Alimentação Saudável, Finanças Pessoais.

O Vereador Djonathan Cisz esteve presente num determinado momento da sessão  e pôde prestigiar alguns momentos da palavra livre. Em sua fala, disse que ouvindo os discursos na tribuna, a gente vê a importância da fala, da forma de expressão. Ainda parabenizou a todos que se pronunciaram e colocou-se à disposição dos vereadores mirins.

Após a sessão mirim, os vereadores mirins e suplentes foram conhecer o Gabinete do Prefeito.

O Prefeito Armindo Sésar Tassi, os recebeu com cordialidade e prometeu responder a todas as indicações feitas e encaminhadas por eles.

 

SESSÃO MIRIM DE 24/05/2017 - PARTICIPAÇÃO PROCON 

Na sessão mirim realizada na manhã de 24 de maio, estiveram presentes o Vereador Dorival Duarte – Presidente do Poder Legislativo de São João do Itaperiú e o Assessor Legislativo Sr. Gilberto Azevedo, com o objetivo de buscar informações e auxílio para implantação do Programa Câmara Mirim na cidade de São João do Itaperiú.

Na oportunidade, o Vereador Dorival Duarte, convidou a coordenação do Programa Câmara Mirim de Massaranduba para estar participando no dia 26 de maio de um evento na Câmara de São João de Itaperiú, onde estarão presentes alunos da Escola Estadual Profª Elvira Farias Passos, com o objetivo de levar informações que contribuam no auxílio e motivação destes alunos a estar participando do Programa Câmara Mirim na cidade.

A sessão ainda foi enriquecida com a presença das servidoras responsáveis pelo PROCON  de Massaranduba – Srta Camila Rossi – Analista e Srta. Tayse Wittkowski – Técnica, com o objetivo de promover a informação e educação sobre os direitos e deveres do consumidor.

Os vereadores mirins e alunos do 8º Ano da Escola de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo, ouviram atentamente as informações repassadas pelas servidoras, inclusive interagindo fazendo diversos questionamentos pertinentes ao assunto. No final da explanação, as servidoras entregaram para cada vereador mirim um Kit Procon, composto por um Código de Defesa do Consumidor, um Memo Board (quadro magnético), um manual de orientações para consumidor, além de diversos folders explicativos. Alguns alunos da escola também foram sorteados e presenteados com o Kit.

 

SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ BUSCA AUXÍLIO PARA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA CÂMARA MIRIM

A Coordenação do Programa Câmara Mirim, atendendo ao convite do Presidente do Poder Legislativo de São João do Itaperiú – Vereador Dorival Duarte, juntamente com o Presidente Mirim de Massaranduba - Roger Tiago de Morais Persch, estiveram participando de um evento para tratar da preparação, motivação e implantação do Programa Câmara Mirim na Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú.

O evento realizado no dia 26, contou com um plenário lotado de alunos da Escola Estadual Profª Elvira Farias Passos, que estavam acompanhados pela Diretora Sra. Angelita Borba de Souza e pela Secretária de Educação Municipal Sra. Elisete Morais Hess.

O Coordenador de Massaranduba Almir Trevisani, em sua explanação sobre o Programa, utilizou uma projeção de slides, para mostrar informações do programa, trazendo ilustrações das atividades desenvolvidas como: palestras, encontros regionais, encontros estaduais, visitas de integração a outras Câmaras, curso de oratória, com o objetivo de deixar bem claro aos jovens estudantes presentes como acontece o programa, fazendo com que eles se sentissem motivados e empolgados a participarem do Projeto. Também foi demonstrado através do Programa de Eleição Mirim, como acontece o processo de eleição e votação.

O Presidente Mirim de Massaranduba – Roger Persch, prestou depoimento sobre sua participação do programa e ainda, incentivou-os e encorajou-os a estar participando deste programa.  

VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DA 1ª ECOLIMPEZA NO MUNICÍPIO

No último sábado (10/06), os Vereadores Mirins, participaram da 1ª Ecolimpeza do Município, evento promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Prefeitura Municipal, através da Educação Ambiental.

O evento, alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), teve como objetivo a conscientização das pessoas para a problemática do lixo jogado irresponsavelmente nas ruas o que pode causar sérios riscos ao meio físico, biológico e socioeconômico.

 

Com o apoio do Coordenador do Programa – Almir Trevisani, Presidente do Poder Legislativo Vereador Vanderlei Sasse e Vereador Joanir José Lewandowski, os vereadores mirins conseguiram coletar uma grande quantidade de lixo que no final, somado com o lixo recolhido pelas demais pessoas envolvidas na ação, atingiu o montante de aproximadamente 550 kg.

 “A preservação do Meio Ambiente começa com pequenas atitudes diárias que fazem toda a diferença ! Uma das mais importantes é a destinação correta do lixo e a reciclagem !!!”

 

VEREADORES MIRINS VISITAM A UNIDADE DE SAÚDE CENTRO

Após a realização da sessão mirim na tarde do dia 14 de junho, os Vereadores Mirins foram conhecer as dependências da Unidade de Saúde Centro.

Lá eles foram recebidos pela Enfermeira Sara Brych, que os acompanhou na visitação a Unidade de Saúde, mostrando e explicando o que faz e atende cada repartição da Unidade.

 

PALESTRA ÉTICA E CIDADANIA - EM PARCERIA COM A UNISOCIESC

PROFESSORAS MAYARA PELLENZ E EDIVANE BRUM

Na manhã de 28/06, os Vereadores Mirins e Suplentes, prestigiaram após o encerramento da sessão mirim, uma palestra sobre o tema “Ética e Cidadania”. A palestra aconteceu no Auditório Fritz Paul Techentin e teve duração aproximada de uma hora e teve como ministrante a Profª Mayara Pellenz, da Unisociesc – Unidade de Blumenau.

A palestra faz parte da programação de atividades propostas para efetivação do Programa Câmara Mirim.

 

Estavam presentes além dos vereadores mirins e suplentes, os alunos dos 6º, 7º e 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Pe. Bruno Linden, acompanhados de professores e da Orientadora Pedagógica da Escola.

O Presidente do Poder Legislativo Municipal – Vereador Vanderlei Sasse prestigiou a palestra e fez os agradecimentos as Professoras Mayara Pellenz e a Professora Edivane Brum, que também é Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unisociesc.

 

 

SESSÃO MIRIM DE 14/07/2017 - PARTICIPAÇÃO DA ENGª AGRÔNOMA LILIAN F.S.GONÇALVES

 Durante a realização da sessão mirim do dia 14 de julho, os vereadores mirins discutiram e aprovaram o Projeto de Lei Mirim nº 001/2017 que altera a denominação da Tifa 327 Saplinski para Tifa José Saplinski.

Nesta sessão, teve a participação da Engenheira Agrônoma da Prefeitura Sra. Liliam Fernanda Sfendrich Gonçalvez, que apresentou alguns projetos agrosustentáveis de sua autoria: Projeto Semente Viva, Projeto Adubação Verde e Projeto PANCS (Plantas comestíveis não convencionais)

 

IV ENCONTRO REGIONAL DE VEREADORES MIRINS 

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul,  sediou no dia 09 de agosto, o IV Encontro Regional de Vereadores Mirins. Participaram do evento, além de autoridades locais, em torno de 70 vereadores mirins dos municípios de Massaranduba, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Barra Velha, acompanhados de seus coordenadores.

O “Programa Vereador Mirim”, desenvolvido nas Câmaras Municipais, tem como objetivo estimular a participação política da juventude, propiciando aos estudantes momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo e a importância da política em uma sociedade democrática.

O primeiro Encontro Regional dos mirins foi realizado no município de Massaranduba, o segundo em Guaramirim e o terceiro encontro foi realizado no município de Barra Velha.

A troca de experiência possibilitada aos jovens parlamentares favorece a construção de novas ideias e o engrandecimento do trabalho realizado pelas Câmaras Mirins, bem como, propicia que os mesmos conheçam outras realidades culturais e políticas.

Os estudantes participaram de duas palestras ao longo do dia em Jaraguá do Sul. De manhã sobre Protagonismo Juvenil, ministrada por Iago Pontes, ex-presidente do Parlamento Jovem de SC e Felipe Klowaski, ex-senador jovem de SC e a tarde sobre Ética e Cidadania, com Pedro Cabral Filho da Alesc – Assembleia Legislativa de SC. Além disso também visitaram o Samae e o Museu da Weg.

 

VEREADORES MIRINS DE MASSARANDUBA CONHECEM O SAMAE DE JARAGUÁ DO SUL - SC

os Vereadores Mirins do Município de Massaranduba - SC, conheceram na tarde de quarta-feira (09/08), a estrutura e o sistema de tratamento de água e esgoto do Samae de Jaraguá do Sul. A visita ao Samae fez parte das atividades do 4º Encontro Regional dos Vereadores Mirins organizado pela Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (AVEVI), que aconteceu em Jaraguá do Sul.

 

Os estudantes puderam acompanhar como é feito todo o processo de tratamento, desde a captação das águas do Rio Itapocu, até a distribuição para as residências.

Na oportunidade, ouviram o diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, que explanou sobre a importância da água na vida das pessoas e do tratamento do esgoto. Ademir apresentou aos vereadores mirins que o esgoto sem tratamento  afeta diretamente a saúde de todos. “Jaraguá do Sul é uma referência quando o tema é Saneamento Básico. Temos aqui 80% de esgoto tratado, o que não é a realidade de muitos municípios”, salientou. Ademir entregou ainda modelo de Moção para cada vereador para que os estudantes levem este importante tema para ser discutido em suas cidades. “Vocês, como vereadores mirins tem o direito e a obrigação de cobrar de seus governantes para que invistam em Saneamento Básico”, finalizou.

 

RENOVAÇÃO DA MESA DIRETORA - SESSÃO MIRIM DE 22/08/2017

 O ponto principal da sessão mirim realizada na tarde de 22 de agosto,  foi a renovação da mesa diretora.

Foram apresentadas duas chapas para concorrer aos cargos, sendo a primeira liderada pela Vereadora Mirim Vitória Kemczinski da E.E.B. General Rondon e a segunda liderada pela Vereadora Mirim Camila Moser da E.M.E.F. Ministro Pedro Aleixo.

A Chapa 2, composta por Camila Moser (Presidente), Camilli G. Ranghetti (Vice), Gabriela Saplinski (1ª Secretária) e Roger Persch (2º Secretário), sagrou-se vitoriosa por três votos de diferença (7x4).

 

Alunos do 8º Ano C da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo, vieram prestigiar a sessão.

 

ABERTURA DA SEMANA DA PÁTRIA - 01/09/2017

No dia 1º de setembro, aconteceu a abertura da Semana da Pátria no Município de Massaranduba. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi realizado na Praça Irineu Manke, defronte a Prefeitura Municipal.

Estiveram presentes autoridades municipais como o prefeito Municipal Armindo Sésar Tassi, Vice-prefeito Valdir Zapelini, Secretários municipais, a Presidente da Câmara Mirim de Massaranduba Srta. Camila Moser, vereadores mirins e alunos de escolas do município.

A Execução do Hino Nacional Brasileiro com o hasteamento das bandeiras, foi realizado pelo Prefeito Municipal, Vice-Prefeito e por um representante dos servidores públicos,  momento este, que caracterizou aberta oficialmente a Semana da Pátria no Município. De forma singela e especial, alunos das escolas dramatizaram poesias e entoaram canções. A Banda Marcial da Escola Ministro Pedro Aleixo teve participação com a apresentação de várias músicas regidas por seu maestro.

A celebração da Semana da Pátria é o momento em que são reforçados os nossos valores de civismo e a nossa promessa de fazer o Melhor Possível para cumprir os deveres com a nossa Pátria.

No dia 07 de setembro, acontece em Massaranduba o tradicional Desfile Cívico, alusivo a Independência do Brasil.

 

VIII ENCONTRO ESTADUAL DE VEREADORES MIRINS

Os vereadores mirins de Massaranduba e seus suplentes participaram na quarta-feira (13), em Florianópolis, do VIII Encontro Estadual de Vereadores Mirins, promovido pela Alesc - Assembleia Legislativa de Santa Catarina. 

Os mirins viajaram logo cedo, acompanhados por servidores da Câmarapelo Sr.Almir Trevisani – Coordenador do Programa Vereador Mirim, Doriana Girardi – Diretora de uma escola que integra o programa e o Vereador Vanderlei Sasse atual Presidente da Câmara.  

A programação da manhã, contou com uma palestra intitulada “Sim, nós podemos fazer” ministrada pelo jovem Israel da Rocha. Já na parte da tarde, o cantor de hip-hop Fábio Brazza com músicas, rimas e versos, cantou e encantou mais de 500 jovens parlamentares que representavam no evento 34 cidades catarinenses, lotando o Auditório Antonieta de Barros.

Após o encerramento, os estudantes puderam conhecer o Plenário Deputado Osni Régis e ainda visitaram os gabinetes dos Deputados.

No final da tarde a comitiva massarandubense retornou ao município de origem.

SESSÃO MIRIM DE 21/09/2017

Os alunos da Escola Maria Konder Bornhausen vieram prestigiar a Vereadora Mirim Camilli Ranghetti – representante da Escola, na sessão mirim de 21 de setembro.

Nesta sessão os vereadores mirins defenderam e aprovaram moção que solicita ao executivo municipal viabilizar recursos para continuidade do Projeto Bombeiro Mirim e Aspirante na nossa cidade.

Roger defendeu dizendo que todos os projetos que envolvem crianças devem ser incentivados porque enquanto jovens e crianças estão envolvidos com boas ações, eles não tem tempo ocioso para se envolver em coisas que não prestam. O Presidente do Legislativo – Vereador Vanderlei Sasse, sempre presente nas sessões e envolvido nas demais atividades propostas aos mirins, lembrou na sessão da  “Semana Nacional do Trânsito”.

 

SESSÃO MIRIM DE 17 DE OUTUBRO DE 2017

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) desenvolve um projeto em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar em Massaranduba, chamado “VAI DAR BO”, visando estimular a população a registrar os boletins de ocorrência. O assunto foi comentado pelo Sr Pedro Sérgio – Presidente do CONSEG, na sessão mirim de terça-feira (17/10) e segundo ele, a falta de registro em casos de violência, furto, roubo, entre outros, pode prejudicar o Município na busca por melhorias na segurança pública.

Para facilitar o registro foi criado pelo Conselho de segurança o registro online, projeto que está disponível para baixar em qualquer smartphone, possibilitando que o cidadão lesado faça esse registro em qualquer local que se encontrar, e que dessa forma se tenha na nossa região as estatísticas necessárias para que autoridades municipais, polícia e conselho possam ir em busca de mais policiais, mais iluminação pública, viaturas.

Ainda nesta sessão, fez-se presente a Sra Mariléia Sasse que fez uma apresentação da Campanha de Coleta de Resíduos Eletrônicos da qual é coordenadora, e que foi lançada no finalzinho do mês de setembro.

Os alunos do 9º ano da Escola Felipe manke vieram prestigiar a sessão.

 

SESSÃO DE 24/10/2017 - FISCALIZAÇÃO DE OBRAS

Fiscalizar é uma das atribuições mais importantes do vereador.”

Na tarde de quarta-feira (24/10), os vereadores mirins foram fiscalizar in loco algumas obras do Município. Acompanhados pelo Engenheiro Andrey (servidor municipal) a primeira obra visitada foi a Ampliação da Escola de Educação Básica Nicolau Jensen no Bairro Patrimônio.

 

O novo bloco construído comporta 04 novas salas de aula, banheiros feminino e masculino, distribuídos em uma área total construída de 373 m2. A obra custou em torno de 500 mil, já com as salas equipadas com carteiras, cadeiras, ar condicionado, projetor e rede de internet instalada. A obra foi executada pela empresa Poli Construções e paga com recursos próprios (salário educação).

Logo após seguiram para a Rua Otto Bauer e Santa Catarina, rua que está recebendo pavimentação asfáltica e está sendo executada com recursos oriundos de recursos federais.

A pavimentação comunitária na Rua Leopoldo Manke foi outra obra que os vereadores mirins foram conhecer. Segundo Andrey, neste tipo de obra, a Prefeitura Municipal entra com as obras de drenagem e terceirização da mão-de-obra para colocação de lajotas, e os moradores arcam com as despesas da aquisição das lajotas.

 

"PALESTRA  A IMPORTÂNCIA PARTICIPAÇÃO DO JOVEM NA POLÍTICA" 

A Importância da Participação do Jovem na Política” este foi o tema ministrado pelo Profº Pedro Cabral Filho, na tarde de sexta-feira (10/11) para aproximadamente 500 alunos dos 7º e 8º anos das seis escolas que participam efetivamente do Programa Camara Mirim de Massaranduba.

O evento foi promovido pela Câmara de Vereadores de Massaranduba, em parceria com a Escola Deputado Lício Mauro da Silveira da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina e teve como objetivo principal incentivar e fomentar a participação destes jovens no Programa.

Estavam presentes na abertura do evento o Prefeito Municipal Armindo sésar, Tassi, Vereadores Vanderlei Sasse, Djonathan Cisz, Joanir José Lewandowski, Fabiano Kempski, Leonir B. Fritzke e o Secretário de Educação Municipal Sr. Cristiano Tironi.

Neste dia também houve o lançamento do Vídeo Institucional da Câmara Mirim e um Vídeo Didático sobre como acontece o processo para eleger um vereador mirim.

 

 ELEIÇÕES MIRINS 2017

Cerca de 30 alunos dos sétimos e oitavos anos se candidataram e participaram entre os dias 29/11 a 04/12, das eleições internas nas Escolas Pedro Aleixo, Pe. Bruno Linden, General Rondon, Felipe Manke, Maria Konder Bornhausen e Profª Araci Duarte, para a escolha dos 11 vereadores mirins que irão compor a 7ª. Legislatura que cumprirá o mandato de 01 ano no exercício de 2018. O número de vagas por Escola é proporcional ao número de alunos matriculados. Estima-se que 400 alunos participaram do processo eleitoral.

 Foram eleitos:

Eduarda Lais Krischanski (30 votos), Aline Antunes de Moraes (17 votos) e Stefany Wuerges (16 votos) da Escola General Rondon

Jaison Everaldo Hess Junior (32votos), Lucas Gabriel Leuthauser (24 votos) e Andressa Camila Sabel (20 votos) da Escola Pedro Aleixo

Roberta Jamile Leuthauser (19 votos) da Escola Pe. Bruno Linden

Lucas Saplinski (18 votos) e Willyan Petry (13 votos) da Escola Felipe Manke

Arthur Deretti (26 votos) da Escola Maria Konder Bornhausen, e

Ana Cristina Ronchi (22 votos) da Escola Profª Araci Duarte

Suplentes:

Thais Caroline Kulling (10 votos) da Escola General Rondon

Georgia Mariah Rassweiler (9 votos), Giovanna Gimenez Goytacaz (4 votos) e Giovanna Finacci (2 votos) da Escola Pedro Aleixo

Victor Gustavo Krueger (15 votos) da Escola Pe. Bruno Linden

Lianara Aparecida Kanczewski (8 votos) e Everllyn Lana (6 votos) da Escola Felipe Manke

Juliana Winter (8 votos) da Escola Maria Konder Bornhausen, e

Wiliam R.S.Montoski (14 votos) da Escola Profª Araci Duarte

 

SESSÃO DE ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES - 08/12/2017

Foi através da apresentação de discursos sobre a participação do Programa Vereador Mirim, que os vereadores mirins da 6ª Legislatura, despediram-se da tribuna e encerraram suas atividades como legisladores mirins. Agora, eles abrem espaço para os novos vereadores eleitos que serão empossados em fevereiro de 2018. Em suas palavras, as avaliações positivas sobre a trajetória como vereadores mirins, prevaleceu.

 A sessão de encerramento ocorreu no dia 08 de dezembro de 2017.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Encontrou algum erro? Informe-nos

Principal (47) 3379-1571 Fax (47) 3379-1571
CEP:89.108-000
Endereço:Rua Paulo Cardoso, 166 - Centro
Atendimento:08:00 Horas as 11:30 Horas 13:30 Horas as 17:00 Horas
Gestão:
Apoio: