Erro inesperado!

Câmara de Vereadores de
Massaranduba


<<
>>

Fotos e Notícias

Publicado em 03/12/2018 às 08:37 - Atualizado em 14/12/2018 às 16:39

DIPLOMAÇÃO DOS VEREADORES MIRINS DA 7ª LEGISLATURA - 28/02/2018

Os 11 vereadores mirins que compõem a legislatura de 2018 tomaram posse em sessão solene na tarde desta quarta-feira (28/02) na Câmara de Vereadores de Massaranduba. A cerimônia foi comandada pelo Presidente do Legislativo, o Vereador Djonathan Cisz e pela Ex-Presidente Mirim da 6ª Legislatura Camila Moser.

 

Os vereadores mirins fizeram o juramento, assinaram o termo de posse e receberam o Diploma das autoridades presentes, assim como os suplentes receberam o Certificado de Vereador Mirim.

A cerimônia contou com a presença do Presidente da AVEVI Vereador Charles Longui, da Gerente de Educação da ADR de Jaraguá do Sul Sra Cristiana Pontronieri Ziehlsdorff, do Assessor Administrativo da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira Sr José Souza Filho e dos Vereadores Ademir José Deretti, Fabiano Kemski e Vanderlei Sasse, além de pais, amigos, diretores de escola , alunos e ex-vereadores mirins.

Vereadores mirins empossados:


Aline Antunes de Moraes,   Ana Cristina Ronchi,   Andressa Camila Sabel

Arthur Deretti,   Eduarda Lais Krischanski,   Jaison Everaldo Hess Jr

Lucas Gabriel Leuthauser,   Lucas Saplinski,   Roberta Jamile Leuthauser

Stefany Wuerges   e   Willyan Petry

 

Suplentes:

Geórgia Mariah Rassweiler,   Giovanna Gimenez Goytacaz

Giovanna Finacci,  Juliana Winter

Lianara Aparecida Kanczewski,   Everllyn Lana

Thaís Caroline Kulling,   Victor Gustavo Krueger,   Wiliam R.S. Montoski

 

FORMAÇÃO DA MESA DIRETORA - SESSÃO MIRIM DE 14/03/2018

Na sessão mirim de 14 de março de 2018, foi formada a Mesa Diretora que comandará os trabalhos no 1º semestre da legislatura.

O Vereador Mirim Jaison Hess Jr da Escola Municipal Ministro Pedro Aleixo foi eleito Presidente com 07 votos, tendo como seu Vice o Vereador Mirim Lucas Gabriel Leuthauser (04 votos). A Vereadora Mirim Andressa Camila Sabel foi eleita 1ª Secretária com 06 votos e Arthur Deretti 2º Secretário com 03 votos.

O Presidente do Legislativo Vereador Djonathan Cisz acompanhou a sessão.

 

FORMAÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES - SESSÃO MIRIM DE 29/03/2018

O Presidente do Legislativo Vereador Djonathan Cisz acompanhou a formação das comissões permanentes na sessão mirim realizada na tarde do dia 29/03/2018.

 

Estas Comissões tem por objetivo estudar e analisar os assuntos e projetos de leis submetidos ao seu exame e manifestar sobre eles a sua opinião. 

As comissões permanentes ficaram assim constituídas: 

Legislação, Justiça e Redação Final: “Dá o parecer sobre os aspectos constitucionais, legais e regimentais das proposições legislativas dos vereadores.” 

Presidente: Andressa Camila Sabel 

Secretário: Lucas Gabriel Leuthauser 

Adjunto 1: Roberta Leuthauser 

Adjunto 2: Arthur Deretti 

Finanças e Orçamento: “Opina sobre proposições referentes à matéria tributária, abertura de créditos, empréstimos públicos, dívida pública e outras que, direta ou indiretamente, alterem a despesa ou a receita do Município e acarretem responsabilidades para o erário municipal.” 

Presidente: Lucas Saplinski 

Secretária: Ana Cristina Ronchi 

Adjunto: Willyan Petry 

Ordem Social: 

Presidente: Eduarda Laís Krischanski 

Secretária: Aline Antunes de Moraes 

Adjunto: Stefany Wuerges

 

CURSO DE RETÓRICA E ORATÓRIA - ETAPAS 1, 2 E 3

O Curso de Retórica e Oratória, ministrado pelo Professor Saut, teve início na Câmara de Vereadores de Massaranduba, no dia 06 de abril de 2018, sendo que as próximas etapas ocorrem nos dias 10, 13, 17 , concluindo-se os trabalhos com a Academia de Retórica e Oratória que está marcada para acontecer no dia 20 de abril.

Participam efetivamente do curso, os vereadores mirins e suplentes que compõem a 7ª Legislatura do Programa no Município.

O Presidente do Legislativo, Vereador Djonathan Cisz está acompanhando desde o início a formação que está sendo proporcionada a estes jovens legisladores.

 

RESULTADO OFICIAL DO CONCURSO PARA CRIAÇÃO DO LOGOTIPO DO PROGRAMA CÂMARA MIRIM DE MASSARANDUBA

No dia 18 de abril, nas dependências da  Câmara de Vereadores de Massaranduba foi realizado o processo de avaliação, julgamento e escolha do logotipo que irá representar o Programa Camara Mirim de Massaranduba.

Cada escola que participa do programa Câmara Mirim, selecionou internamente as três melhores propostas apresentas pelos seus alunos do 6º a 9º ano, que posteriormente foram encaminhados para a Câmara Municipal, para serem avaliados e julgados por uma Comissão especialmente designada para esta finalidade.

A proposta de desenho “logotipo” vencedor foi desenvolvido pela aluna Georgia Mariah Rassweiler da Escola de Ensino Fundamental Ministro Pedro Aleixo.

 

Os quesitos utilizados para avaliação foram: coerência com o Programa ,criatividade, originalidade e clareza.

 

ACADEMIA DE RETÓRICA E ORATÓRIA DOS VEREADORES MIRINS E SUPLENTES - 7ª LEGISLATURA

Os vereadores mirins e suplentes da 7ª legislatura (2018),  participaram no dia 20 de abril, da solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Retórica e Oratória.

O evento, denominado de Academia de Oratória e Retórica, aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Massaranduba e contou com a presença do ministrante da formação Professor Mestre em Direito Roberto Diniz Saut, Presidente do Legislativo Vereador Djonathan Cisz,  Prefeito Municipal Sr. Armindo Sésar Tassi, Secretário de Agricultura Sr. Vilson Eichstadt, Coordenador do Programa Câmara Mirim Sr. Almir Trevisani, Ex-Presidente Mirim da 6ª Legislatura Srta Camila Moser, professores, alunos das escolas Ministro Pedro Aleixo e Profª Araci Duarte, ex-vereadores mirins,  familiares e amigos dos parlamentares mirins. A condução dos trabalhos se deu pela presidente da Academia Oradora Mirim Roberta Jamile Leuthauser.

Na solenidade da formatura, cada vereador mirim e suplente fez seu pronunciamento na tribuna, utilizando técnicas de discursos clássicos e créia.

A formação é uma parceria entre a Câmara de Vereadores do Município e a UNISOCIESC Unidade de Blumenau.  O curso aconteceu em quatro encontros e versou sobre técnicas retóricas diversas, principalmente a técnica créia e o discurso clássico, totalizando 20 horas-aula.

O Presidente Djonathan Cisz falou da sua alegria em ouvir cada vereador mirim na tribuna, que acompanhou esse processo de transformação, fazendo-se presente em todos os encontros. Falou também da importância do desenvolvimento destas ações que criam jovens mais conscientes. Engrandeceu e agradeceu o trabalho do Professor Saut na Câmara de Vereadores de Massaranduba, através deste projeto de extensão com a Unisociesc, sem custos para a Câmara Municipal. No final de sua fala, anunciou o ganhador do concurso do logotipo do Programa Câmara Mirim de Massaranduba, realizado junto às escolas do Município.

Uma das criticas da Academia, a oradora Georgia Mariah Rassweiler, representante da Escola Ministro Pedro Aleixo, falou em nome de todos os formandos. Ela disse que o curso é de excelente qualidade e eficácia, e que o grande diferencial é o treinamento prático que acontece no decorrer das aulas. Sugeriu em sua fala, que a oratória deveria constar do currículo básico ensinado as crianças e adolescentes no Brasil. Finalizou agradecendo o Professor Saut por fazer parte do Programa Câmara Mirim de Massaranduba.

Já o crítico orador Victor Gustavo Krueger, parabenizou o Professor Saut pela forma como sempre conduziu as aulas, sério, democrático, observador, apresentando o conteúdo de forma clara e fácil de ser compreendido. Que durante o curso, vivenciaram momentos engraçados, produtivos, positivos e inesquecíveis. Agradeceu o Professor pelos ensinamentos e falou da admiração que os vereadores mirins têm para com ele.

O Professor Roberto Diniz Saut disse que Massaranduba historicamente é referência do trabalho legislativo tanto como Câmara Vereadores como Câmara Mirim. Que não é por acaso que está aqui ministrando o curso, mas porque a Universidade acredita nesta terra, nesta gente, nesta ética cidade, governada por pessoas extremamente éticas. Falou do profundo respeito ao Presidente da Câmara Municipal, sendo a primeira vez em 25 anos de curso em que um Presidente de Câmara permanece o curso inteiro acompanhando, colaborando, estando junto com os vereadores mirins, e que isto irá para o relatório da Unisociesc e para o relatório do Ministério da Educação e Cultura. Falou que os vereadores mirins tem o grande objetivo de fazer com que Massaranduba cada vez mais seja uma cidade de qualidade, que cada estudante tem uma forma diferente de ver o mundo, de ver a realidade, de ver o ser humano. Finalizou, destacando o nome de cada estudante atrelado aos quatro estilos de oradores existentes: reflexivo, filosófico, político e sanguíneo; e falou da felicidade que lhe foi proporcionada pelos mirins durante a realização do curso.

 

Academia de Retórica e Oratória realizada na Câmara de Vereadores de Massaranduba, através do Projeto de Extensão da UNISOCIESC – Unidade de Blumenau para os Vereadores Mirins da cidade de Massaranduba, totalmente sem custos. Professor ministrante do curso “Mestre Roberto Diniz Saut”. Carga horária: 20h/aula.

 

 

2ªECOLIMPEZA - 08/06/2018 

Em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e Secretaria de Agricultura de Massaranduba, por meio da Educação Ambiental, realizaram a 2ª Ecolimpeza - Uma Alternativa Consciente. 

 

A ação, além de promover a coleta de resíduos de pequeno porte, promoveu a retirada manual de plantas daninhas em vias públicas. Os Vereadores mirins da 7ª legislatura, acompanhados do Coordenador do Programa Câmara Mirim Almir Trevisani e dos Vereadores Djonathan Cisz e Fabiano, participaram desta ação que tem como objetivo principal chamar a atenção da população sobre a problemática da grande quantidade de resíduos que é gerado e descartado ao decorrer da vida.

O dia 05 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais que até então eram considerados, por muito, inesgotáveis.

 

V ENCONTRO REGIONAL DE VEREADORES MIRINS EM SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ

Os vereadores mirins da 7ª legislatura do Município de Massaranduba, participaram no dia 18 de junho, do 5º Encontro Regional de Vereadores Mirins, sediado na Câmara Municipal de São João do Itaperiú. O evento que é realizado anualmente, já aconteceu em Massaranduba, Guaramirim, Barra Velha, Jaraguá do Sul e São João do Itaperiú, tendo está última cidade implantado o programa em 2018.

 

O encontro tem como objetivo principal, contribuir na formação política e integração destes jovens legisladores que participam do Programa em suas cidades, oportunizando troca de ideias e experiências, debates, e a conscientização da importância de participar ativamente da política.

Dentre as atividades propostas neste dia, houve a visitação ao Frigorífico São João e palestra sobre “Argumentação e Oratória” com Luciano Daudt no período da manhã; palestra sobre “Ética e Cidadania” com Melissa Silvestre Figueiredo e “O Desafio da Participação do Jovem na Política” com o renomado Cientista Político Humberto Dantas”, no período vespertino.

Durante o intervalo do almoço, os vereadores mirins tiveram a oportunidade de conhecer a tradicional fogueira de São João que é a maior de SC, construída nestes moldes.

 

SESSÃO MIRIM 28/06/2018 - PARTICIPAÇÃO DO CHEFE DE CARTÓRIO DA 17ª ZONA ELEITORAL DE JARAGUÁ SUL

O Chefe de Cartório Eleitoral da 17ª Zona Eleitoral de Jaraguá do Sul – Sr Eduardo Leitis Arbigaus,  a convite da Coordenadoria do Programa Câmara Mirim de Massaranduba, marcou presença na sessão ordinária mirim realizada na tarde de quinta-feira (28/06), nas dependências do Auditório Fritz Paul Techentin, em Massaranduba - SC.

Eduardo ministrou uma palestra cujo tema versou sobre “Cidadania, Democracia e Importância do Voto para os Jovens”. Esta palestra, faz parte do Projeto Eleitor do Futuro promovido pela Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina que tem por objetivo trazer informações e propor reflexões relacionadas a cidadania e a importância de votarmos de forma consciente. Além da palestra, foi realizada uma dinâmica com as urnas eletrônicas, proporcionando aos vereadores mirins e alunos das Escolas Felipe Manke (8º Ano) e Profª Araci Duarte (7º Ano) que vieram prestigiar a sessão, simular uma eleição, com o intuito de demonstrar o seu funcionamento e incentivar a participação na vida política através do voto.

Dúvidas como porque temos eleições, quem pode ser candidato, quem pode votar, funções da justiça eleitoral,  compras de votos, ficha limpa, corrupção, também foram esclarecidos pelo Chefe de Cartório, que encerrou sua palestra com a frase: O Voto é Meu. Meu Futuro. Minha Escolha.

 

SESSÃO MIRIM DE 17/07/2018 - RENOVAÇÃO DA MESA DIRETORA

Os vereadores mirins do Município de Massaranduba/SC, que compõem a 7ª legislatura, reuniram-se na manhã de 17 de julho de 2018, em reunião mirim, tendo como ponto principal da pauta a renovação da mesa diretora a qual conduzirá os trabalhos no segundo semestre da legislatura. Candidataram-se para o cargo de Presidente os vereadores mirins: Lucas Gabriel Leuthauser (04 votos), Eduarda Laís Krischanski (04 votos) e Andressa Camila Sabel (03 votos), sendo eleito o Vereador Mirim Lucas Gabriel tendo como critério de desempate a maior idade. Já para o cargo de 1º Secretário, candidataram-se os vereadores mirins: Jaison Everaldo Hess Júnior e Aline Antunes de Moraes, tendo vencido a disputa a Vereadora Mirim Aline Antunes de Moraes com 09 votos. A composição da mesa para o segundo semestre de 2018, ficou desta forma constituída:

Presidente: Lucas Gabriel Leuthauser – EMEF Ministro Pedro Aleixo

Vice-Presidente: Eduarda Lais Krischanski – EEB General Rondon

1ª Secretária: Aline Antunes de Moraes – EEB General Rondon

2º Secretário: Jaison Everaldo Hess Júnior – EMEF Ministro Pedro Aleixo

O Presidente do Legislativo Djonathan Cisz, marcou presença na sessão e informou os vereadores mirins que a Câmara Mirim de Massaranduba foi selecionada para participar do evento Câmara Mirim 2018 em Brasília – DF. O Câmara Mirim compõem dois eventos: Reunião Mirim de Comissão e a Sessão Mirim, realizados nos dias 25 e 26 de outubro de 2018, onde serão debatidos e votados três projetos de lei que serão escolhidos pelo Plenarinho no mês de agosto e enviados por vereadores mirins de todo o Brasil. As Câmaras Mirins de Guaramirim e Jaraguá do Sul também foram selecionadas para participar do evento.

 

SESSÃO MIRIM DE 31/07/2018 - PARTICIPAÇÃO DO SECRETÁRIO DE AGRICULTURA MUNICIPAL

O Secretário de Agricultura Municipal - Sr Vilson Eichstadt, esteve presente na sessão mirim do dia 31/07, para fazer uma explanação sobre os trabalhos e projetos que a Secretaria de Agricultura realiza no Município.

A aluna Georgia Mariah Rassweiller da Escola Municipal Ministro Pedro Aleixo, vencedora do concurso de criação do logotipo do Programa Câmara Mirim de Massaranduba, recebeu nesta data a premiação "um notebook" das mãos do Presidente da Câmara Municipal Vereador Djonathan Cisz. Os alunos do oitavo ano desta Escola, vieram prestigiar este momento.

 Também foi feita a entrega pelo Presidente do Legislativo ao Presidente Mirim Lucas Gabriel Leuthauser, do quadro da 7ª legislatura dos vereadores mirins que irá compor a Galeria dos Vereadores Mirins de Massaranduba - SC.

 

SESSÃO MIRIM DE 14/08/2018 - PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA "MR MONEY COM CHICO TAVARES"

Francisco Tavares Junior, da empresa Belluno Soluções Financeiras (Jaraguá do Sul) ministrou na manhã de 14 de agosto, uma palestra sobre “Educação Financeira intitulada MR. MONEY”, para aproximadamente 70 adolescentes, entre eles os vereadores mirins e alunos dos anos finais da EMEF Pe. Bruno Linden.

O objetivo da palestra é proporcionar aos adolescentes, a importância de estabelecer uma relação saudável com as finanças desde cedo, instigando a assumir as rédeas da própria vida financeira, realizando orçamento pessoal, definindo os seus sonhos e objetivos de vida e fazendo a aplicação correta de suas economias.

Francisco encerrou sua apresentação com a frase de John J. Beckley: “A maioria das pessoas não planeja fracassar; fracassa por não planejar”.

O Projeto Mr Money, é um projeto voluntario de educação financeira da Belluno Soluções Financeiras, que ensina dicas simples para alcançar objetivos de vida, que visa formar uma nova geração conhecedora de finanças.

 

 VEREADORES MIRINS VISITAM HOSPITAL JOÃO SCHREIBER - 13/09/2018

Com o intuito de conhecer o Hospital João Schreiber e os serviços que oferece a população massarandubense e região, os vereadores mirins da 7ª legislatura, acompanhados pelo Presidente do Legislativo – Vereador Fabiano Kempski e Coordenador do Programa Câmara Mirim – Almir Trevisani, foram recepcionados na manhã de 13/09 pelo Diretor Administrativo da instituição Fábio dos Santos Reis - da entidade filantrópica Associação da Redeh Beneficência Cristã, que gerencia o hospital desde junho 2018, para realizar uma visita nas dependências do hospital.

Fábio explicou que o hospital continua pertencendo ao município, atendendo a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), mas com a terceirização da gestão integral dos serviços hospitalares, como: internação clínica, cirurgias eletivas, centro de especialidades médicas, que passam a ser geridos pela Redeh. Com a terceirização, futuramente o hospital poderá abrir o atendimento aos planos de saúde e particular, respeitando a proporção de 70% SUS e 30% convênios e particular.

 

 

SESSÃO MIRIM DE 16/10/2018 - PARTICIPAÇÃO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MASSARANDUBA

Marcos Paulo Simon, bombeiro voluntário que integra o quadro dos Bombeiros Voluntários de Massaranduba, esteve presente na sessão mirim realizada na tarde de 16 de outubro de 2018. Na oportunidade, ele trouxe informações importantes sobre a parte administrativa da corporação, estrutura física e composição, além de explicar e demonstrar medidas de primeiros socorros que podem ser tomadas em casos de desmaio, engasgamento, fraturas, picada de cobras, até que chegue a ajuda dos bombeiros e consiga se deslocar a vítima até o hospital.

“Ser bombeiro é um sonho de muitas crianças, mas a realidade do dia a dia de trabalho é bem diferente daquela da fantasia infantil. A coragem é real, mas não existe um super-herói e sim uma equipe que passou por um treinamento intensivo para não errar, pois um único erro pode ser a diferença entre a vida e a morte das pessoas que dependem desse bom profissional.”

 

VEM AÍ !!!! ELEIÇÕES MIRINS 2018 

Estão abertas as inscrições para alunos do sétimo e oitavo ano do Ensino Fundamental das escolas do Município,  que queiram ser "Vereador Mirim em Massaranduba". O prazo de inscrição se inicia em 22 de outubro e se estende até o dia 05 de novembro de 2018. 

 

VEREADORES MIRINS VIAJAM À BRASÍLIA PARA PARTICIPAR DO CÂMARA MIRIM 2018

Os vereadores mirins Arthur Deretti, Jaison Hess Jr, Lucas Gabriel Leuthauser e Willyan Petry, participaram na quinta-feira (25/10) da reunião das Comissões no Plenarinho da Câmara dos Deputados em Brasília-DF, onde puderam discutir o projeto apresentado pela Vereadora Mirim de Blumenau-SC que proíbe a produção e comercialização de canudos plásticos. Lucas Gabriel Leuthauser, atual Presidente Mirim de Massaranduba-SC, teve a honra de ter sido sorteado para presidir e conduzir os trabalhos da Comissão.

 

A sessão plenária para votação dos projetos, aconteceu na manhã de sexta-feira (26/10), onde mais uma vez Lucas Gabriel participou da composição da mesa, desta vez como Vice-Presidente.  

O Vereador Mirim Jaison Hess Jr participou ativamente da sessão, fazendo um discurso favorável à aprovação do projeto que trata da proibição do uso de canudos plásticos, discursando na tribuna do Plenário Ulysses Guimarães.

Participaram do evento, 348 estudantes. Santa Catarina esteve representada com 97 deputados mirins super dispostos e com muita opinião, vindos das cidades de  Massaranduba, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Barra Velha, Gaspar, Biguaçu e Blumenau.

Além de participar do Câmara Mirim, a comitiva Massarandubense aproveitou a viagem a capital para conhecer alguns pontos turísticos como a Praça dos Três Poderes, Memorial JK, Ponte JK, Catedral Metropolitana, Palácio do Alvorada, Torre, Congresso Nacional e o Museu Nacional.

 

Dos Projetos

Dos três projetos, apenas o da Natália dos Santos, que proibiu a produção e comercialização de canudos plásticos, foi aprovado em votação nominal. A autora da proposta reforça a importância do cuidado com o meio ambiente: “A gente acaba não se dando conta de que os canudinhos vão para os oceanos, para os mares, poluem o lençol freático, poluem o meio ambiente e, assim como vários outros produtos, são descartados. Então, a ideia é restringir essa produção dos canudinhos plásticos porque é uma forma de contribuir para reduzir a produção de lixo no mundo”.

Os projetos do Ryan Alves Rocha e do João Henrique Rinaldi, apesar de terem tidos seus substitutivos aprovados no dia das reuniões de comissão, foram rejeitados em votação simbólica no Plenário. As propostas dos meninos de substituir orelhões por pontos de Wi-Fi e de desenvolver um aplicativo de localização para deficientes visuais foram arquivadas, mas seguirão vivas na ideia de todos aqueles participaram do Câmara Mirim ou daqueles que votaram a favor, acreditando que elas também poderiam melhorar o Brasil.

 

VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DO IX ENCONTRO ESTADUAL DE VEREADORES MIRINS EM FLORIANÓPOLIS (21/11/2018)

O auditório Deputada Antonieta de Barros foi palco do 9º Encontro Estadual de Vereadores Mirins na quarta-feira (21/11) na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O evento reuniu mais de 500 estudantes catarinenses, com idades entre 9 e 15 anos, para promover a troca de experiências entre os vereadores integrantes das 75 câmaras-mirins de Santa Catarina. A delegação de Massaranduba marcou presença no evento, acompanhada pelos Coordenadores do Programa. O vereador mirim Lucas Gabriel Leuthauser, participou da composição da mesa representante todos os vereadores mirins catarinenses.

A programação teve início às 9h com um debate sobre o livro “Constituição em Miúdos”, de Maria do Carmo Freitas Macedo, que palestrou sobre a obra, e Florian Madruga, presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas.

“Falta a participação mais ativa do cidadão, porque o cidadão, para participar, ele precisa conhecer, então, como você vai jogar xadrez se você não sabe o que a dama faz, o cavalo faz, por isso a aprendizagem é muito importante, para poder saber o que eu vou cobrar do meu vereador, do meu deputado, do prefeito, do presidente”, frisou a autora e palestrante.

Trinta e uma cidades catarinenses participaram do encontro. Entre elas, Canelinha, que inovou com a criação de duas câmaras-mirins: infantil e juvenil. O município aprovou o projeto para a criação da Câmara-Mirim em agosto do ano passado e já registrou pelo menos quatro projetos de lei que foram adotados pela Câmara municipal e sancionados pelo prefeito.

O encontro também promoveu o programa Vereador-Mirim, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira em parceria com as Câmaras Municipais, com o objetivo de contribuir para a formação política dos estudantes, tornando conhecidas as funções e atividades desenvolvidas no Parlamento Estadual.

“É um sinal concreto que o projeto aqui no nosso estado é consolidado e a tendência é que a gente faça com que ele só cresça. Agora ele tem mudado um pouco as características. Temos um crescimento muito grande de câmaras jovens, então temos que pensar também em câmara juvenil porque ela antes era um número bem menor e hoje tem um número bem significativo”, afirmou a gestora do núcleo de gestão para a cidadania da Escola do Legislativo, Léa Medeiros. Com foco na educação cidadã, as palestras e debates evidenciaram o protagonismo juvenil, o senso crítico e a solidariedade.

 

 

 VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DE SESSÃO DE ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES (13/12/2018)

Na tarde de quinta-feira (13/12) os vereadores mirins realizaram a sessão de encerramento de suas atividades como legisladores mirins. O atual Presidente do Legislativo Vereador Fabiano Kempski e o Vereador Djonathan Cisz (Presidente na época do início de mandato dos Vereadores Mirins) estiveram presentes nesta e nas demais sessões e atividades realizadas no decorrer do ano com o grupo, sempre manifestando seu apoio e satisfação com a realização do Programa Câmara Mirim.

Os vereadores mirins fizeram seus discursos de encerramento de mandato, manifestando seu agradecimento pela participação no programa e conhecimento adquirido.  Cada um dos vereadores mirins e suplentes, recebeu uma lembrança de sua legislatura.

Depois da sessão, a confraternização e revelação do amigo secreto foi recheada de muita pizza !!!

 


Galeria

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar


Encontrou algum erro? Informe-nos

Principal (47) 3379-1571 Fax (47) 3379-1571
CEP:89.108-000
Endereço:Rua Paulo Cardoso, 166 - Centro
Atendimento:08:00 Horas as 11:30 Horas 13:30 Horas as 17:00 Horas
Gestão:
Apoio: