Vereadores mirins atuam como jurados em tribunal de júri temático na UNISOCIESC

Publicado em 19/11/2019 às 09:27 - Atualizado em 19/11/2019 às 09:30

“Pena de Morte: sim ou não?” Este foi o tema do Tribunal Pedagógico de Júri Temático, realizado na última quinta (14/11) por estudantes do curso de Direito da Unisociesc de Blumenau, e que contou com a participação dos vereadores mirins de Massaranduba e Guaramirim. O evento aconteceu no auditório da Universidade.

A atividade faz parte da grade curricular do curso de direito da Unisociesc, tendo como coordenador o professor Roberto Diniz Saut, que ministra há  quatro anos consecutivos, Curso de Retórica e Oratória aos vereadores mirins de Massaranduba, e os convidou a participarem desta atividade pela segunda vez como jurados. A primeira aconteceu no dia 17 de junho, ocasião em que foi discutido outro tema polêmico, a eutanásia.

O Tribunal Pedagógico consiste na simulação de um júri, com os acadêmicos fazendo o papel de juízes, promotores e advogados. O tema, a prática da pena de morte, estava no banco dos réus. Enquanto os promotores argumentavam pela condenação desse tipo de pena (não), os advogados a defendiam (sim).

Após uma série de argumentos e discussões levantados, nos quais o apelo à emoção falou mais alto, os jurados convidados e os vereadores mirins decidiram apoiar a tese dos advogados, defendendo que seja permitida a pena de morte para crimes cruéis e hediondos.

A Presidente mirim Rafaela Stringari Kroich representou a Câmara Mirim de Massaranduba como oradora ao final do evento, assim como a vereadora mirim Leticia Maiochi, compôs a bancada dos jurados formada por membros da sociedade civil.

Marilu